Busque Cargas pela nossa plataforma ou administre suas cargas e suas tabelas de preços por indústria e atenda as demandas das indústrias pela BuscaCargas trazendo diferencial ao seu cliente!!
Nós temos rastreio dos seus motoristas!
Nós resolvemos o restreio dos agregados da Indústria!
Nós temos o controle de todas as cargas fechadas, das propostas e contrapropostas!
Nós temos a solução para a tabela de preços por cliente!
E muito mais!!
Diga qual é o seu problema e daremos a solução!

O que é um teste de opacidade?

O teste de opacidade veicular é um serviço que mede as saídas de fumaça do veículo de carga, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar, reduzindo os impactos ambientais relacionados à emissão de gases do efeito estufa. É uma verificação desenvolvida para analisar a emissão de poluentes no meio ambiente, com o objetivo de controlá-la. Veículos como carros, caminhões, ônibus, entre outros que utilizam diesel como combustível são passíveis deste teste. Também chamado de “teste de fumaça” ou “aferição/medição de fumaça preta”, consiste na emissão de um certificado que formaliza o controle periódico das emissões de poluição junto à fumaça emitida por esses veículos.


Como é feito o teste de opacidade?

Para a realização do teste se faz necessária a utilização de um instrumento especial chamado opacímetro. Ele mede o grau de fumaça e gases de escapamento emitidos pelos veículos. O aparelho avalia o índice K (quantidade de fumaça emitida por metro) e a tonalidade da fumaça, que é avaliada conforme a porcentagem de enegrecimento. Para medir o grau corretamente, existe uma escala que separa os níveis de 1 a 5.


Por que realizar o teste de opacidade:

  • Contribuir com as medidas estratégias da Política Nacional do Meio Ambiente, que visam ao maior controle da qualidade do ar, reduzindo a poluição atmosférica.
  • Reduzir gastos com manutenção corretiva, promover a economia de combustível e aumentar a vida útil do veículo.
  • Atender a lei criada em 2019, a resolução de número 418 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, o CONAMA, assegurando o respeito aos limites de emissões veiculares.
  • Obter parâmetros para se avaliar as condições do motor e eficiência do programa de manutenção preventiva do veículo.
  • Evitar multas, com classificação de grave a gravíssima e gastos devido a penalidade

  • Onde posso realizar o teste de opacidade?

    O agendamento e realização do teste é um serviço do SETCESP gratuito para seus associados, feito em parceria com a FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT. Realizando o teste na base, por meio do programa despoluir, é possível obter o serviço, sem custo.

    Para informações adicionais acesse https://www.despoluir.org.br/

    Para agendar o serviço, acesse o site e você receberá um retorno sobre data e horário com a disponibilidade do técnico.

    Após aferir a opacidade, o técnico emitirá um laudo atestando que o veículo está dentro dos padrões estabelecidos pelo Decreto nº 54.487/2009, que regulamenta o controle da poluição no estado de São Paulo e o veículo receberá ainda um Selo de Aprovação do Despoluir.

    Caso o veículo não esteja dentro dos padrões exigidos pela legislação, o técnico orientará sobre a necessidade de manutenção e uma nova inspeção poderá ser agendada após o intervalo de 30 dias.


    FAQ - Frequently Asked Questions

    Quanto tempo leva para realizar o teste?
    O teste leva em torno de 15 minutos por veículo.

    Quanto custa um teste de opacidade se eu for fazer em outro lugar?
    No estado de São Paulo, o teste de opacidade custa em média R$ 300,00 por veículo*. Mas para associado ao SETCESP esse serviço é totalmente gratuito. * levantamento referente a julho/2021.

    Posso agendar o teste de opacidade se não for associado ao SETCESP?
    Pode sim e o teste também é gratuito. Entretanto, haverá uma cobrança pelo deslocamento e diária do técnico para empresas não associadas ao SETCESP ou será necessário deslocar o veículo até uma base que execute o serviço sem custo.

    Recebi uma multa da CETESB, e agora?
    Para esses casos a orientação é que se faça a manutenção do veículo e um novo teste de opacidade, após isso o proprietário pode solicitar uma redução de 70% do valor da penalidade, ficando condicionado à comprovação da reparação no veículo junto com o laudo aprovado do teste de opacidade, que comprove que ele já está de acordo com o estabelecido pela legislação.

    A inspeção veicular para controle de emissão de poluentes é obrigatória?
    Sim, é obrigatória e deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.